Em defesa do SUS, servidores fecham Av. Brasil e abraçam Hospital Geral de Bonsucesso

Os servidores do Hospital Federal de Bonsucesso realizaram hoje uma manifestação, abraço simbólico no Hospital com fechamento da Av. Brasil, em defesa do Sus, contra qualquer tipo de privatização e fechamento de serviços de saúde.
Nos últimos meses, os hospitais federais e Institutos – Hospital Federal da Lagoa, Hospital Federal do Andaraí, Hospital Federal Cardoso Fontes, Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal dos servidores do Estado, Instituto do Câncer- INCA, Instituto de Traumatologia e Ortopedia – INTO e Instituto de Cardiologia – INC – estão sofrendo um profundo ataque; desabastecimento de insumos básicos necessários para o bom funcionamento de uma unidade hospitalar e corte de recursos humanos. A não realização de concurso público – o último foi há mais de dez anos – aposentadorias e a não renovação de contratos temporários (cerca de 40%), está levando há um verdadeiro colapso na saúde do Rio de Janeiro,
A crise econômica que assola o estado do Rio e os municípios do entorno tem impactado fortemente os hospitais federais, que até então, vinha minimizando o sofrimento da população. Contudo, parece que os governantes não estão satisfeitos e querem acabar com o que ainda resta de saúde com gestão pública. O governo contratou uma empresa privada, Sírio Libanês, para fazer o que eles chamam de “reestruturação” dos Institutos e Hospitais do MS. Esse estado está sendo feito sem nenhum controle Social, sem participação dos servidores, que estão na ponta da assistência, sem participação dos usuários…
A entrega dos hospitais federais está sendo tramada nos bastidores do Ministério da saúde com o Sírio Libanês.
Porém, as mobilizações dos servidores e dos movimentos sociais estão mostrando ao governo Temer que estão dispostos a barrar a entrega da saúde da população ao setor privado.

O SUS É NOSSO, NINGUÉM TIRA DA GENTE! DIREITO GARANTIDO NÃO SE COMPRA E NÃO SE VENDE!
FRENTE EM DEFESA DOS INSTITUTOS E HOSPIPAIS FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO.
FORA TEMER E TODOS OS CORRUPTOS!

Anúncios