Ford tem lucro recorde e quer arrochar ainda mais trabalhadores no Brasil

01ago2015criseSJCPor Carlos Nascimento

No dia 28 de julho, a grande imprensa noticiou que a Ford obteve, no segundo trimestre de 2015, um lucro mundial recorde. Um dos maiores de sua historia, representando um crescimento de 10%, comparado ao ano anterior.
Até o meio desse ano, o lucro líquido mundial da Empresa já chegou em R$ 4,3 bilhões de dólares. E os seus executivos reafirmaram que a expectativa de lucro desse ano ficara entre 8,5 e 9,5 bilhões de dólares.
Em completa contradição com esses lucros altíssimos, a Ford vem praticando uma política de demissões, arrocho salarial e rebaixamento de direitos nas plantas no Brasil.
Em Camaçari (BA), além de uma política de demissões seletivas, para contratar trabalhadores ganhando salários menores, propuseram um reajuste salarial absurdo, abaixo da inflação, de 8%, e o que é pior, divididos em duas vezes – 4% agora e o restante só em janeiro de 2016.
Na planta da Bahia, a direção da Empresa não pode sequer alegar uma produção baixa, pois a fabricação do EcoSport e do KA segue forte.
O Sindicato da categoria, filiado à CTB, rejeitou a proposta e vem realizando mobilizações parciais na fábrica. E a Empresa, ainda por cima, vem descontando os salários dos trabalhadores que participam das paralisações parciais. Mais um ataque.
Mas, na opinião da CSP Conlutas e do movimento Chão de Fábrica, já passou da hora do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari organizar uma greve geral no complexo Ford, parando produção nos três turnos, e chamando às centrais sindicais e os movimentos sociais da região a apoiar essa luta dos operários da Ford.
Infelizmente, só assim os patrões vão ouvir e respeitar a vontade dos trabalhadores.

Todo apoio às justas reivindicações dos operários da Ford Greve já!

Por: Carlos Nascimento, professores da rede municipal de Camaçari e militante da CSP-Conlutas Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s