Comitês de base preparam Greve Geral do dia 28 de abril

No Rio de Janeiro já tem diversos comitês organizados. Todos são abertos a quem queira participar. Alguns são em escolas e em locais de trabalho, outros em locais públicos. Reuniões estão sendo realizadas. Ações como panfletagens e atos começaram a acontecer. Esses comitês são organizados por entidades sindicais, movimentos sociais e juventude.

A CSP-Conlutas está inserida nesses comitês. Na Maré, em Belford Roxo, São Gonçalo (Sepe), São Gonçalo (SOS Emprego), Colégio D. Pedro II (Sindscope), Duque de Caxias (construção civil), Ilha do Governador, Nova Iguaçu (Sindicato dos Comerciários), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Rural do Rio de Janeiro, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Geral de Bonsucesso, Banco do Brasil do Andaraí e do bairro Madureira, na praça Osvaldo Cruz.

Comitê da UFRJ

O comitê da Universidade Federal do Rio de Janeiro lançou manifesto e organiza a Greve Geral do 28 de abril. Com o chamado: “Convidamos todas e todos os estudantes, técnicos, docentes e terceirizados da UFRJ para compor os comitês contra as reformas do governo Temer, e construirmos coletivamente a Greve Geral”.

Ato dos comerciários do SINDICONIR em Nova Iguaçu | Foto: SINDICONIR

Baixada

Sindconir (Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região) montou um Comitê contra as reformas da Previdência e Trabalhista que todas as terças-feiras, às 15 horas, coleta assinaturas contras as reformas e distribui panfletos, cartilhas e outros materiais explicando à população os malefícios das reformas do governo Temer. O comitê também está montando um banco de dados com informações da preparação da greve Geral de 28 de abril.

Niterói

Em Niterói, diversas entidades sindicais e movimentos sociais montaram um Comitê contra as reformas da Previdência e trabalhista. Aduff-Sindicato (Andes-SN), Sintuff (Fasubra), Sepe-RJ, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Vigilantes  e MTST-RJ. Ações unitárias de debates, mobilizações e preparação da Greve Geral estão na pauta do Comitê. Uma das primeiras atividades foi a realização de uma plenária com a presença da auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli para debater as reformas do governo Temer.

Comitê da UFF – Na Universidade Federal Fluminense há um comitê com plenária realizada, publicação de manifesto e que busca abarcar docentes, funcionários e estudantes. A partir das atividades realizadas reafirmam a participação na Greve Geral.

Zona Norte do Rio

Na região de Madureira e Oswaldo Cruz ontem (18/04) houve reunião na Associação de moradores para inauguração de um Comitê Popular contra Reforma da Previdência Social e Trabalhista.

Hoje (19) haverá um debate contra a reforma da Previdência Social e Trabalhista, e no Hospital de Ipanema será construído pela oposição da CSP-Conlutas do SINDSPREV-RJ um comitê sindical e popular da Previdência Social.

Os operários do S.O.S Emprego fizeram ontem uma manifestação na portaria do COMPERJ e em seguida realizaram um ato no centro de Itaboraí. Fizeram a denuncia dos ataques do governo e também a necessidade da greve geral dia 28. A manifestação também seguiu até a sede da prefeitura daquela cidade fluminense e uma comissão foi recebida, um nova reunião está agenda para o dia 2 de maio.

Teresópolis

Uma das atividades do comitê de Teresópolis foi a aula pública contra as reformas previdenciária, trabalhista e a terceirização, na calçada da Fama, ponto de alta circulação na cidade e panfletagem na porta da Unopar, alertando o desmente da Previdência e direitos trabalhistas. Foi feito um chamado as entidades religiosas para participar da luta contra o desmonte da previdência e dos direitos trabalhistas.

Esses comitês, agora, concentram seus esforços para a preparação da Greve Geral. Além de explicar o que esse governo e seu congresso corrupto querem nos arrancar, vamos conscientizar os trabalhadores da necessidade de parar o país no próximo dia 28. Queremos fortalecer a unidade da nossa classe e resgatar a importância da realização de uma Greve Geral.

Leia a matéria nacional na íntegra

Anúncios